sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Caminhada Ecológica: Contra o lixo nas ruas

No dia 14 de agosto de 2009 foi realizada a CAMINHADA ECOLÓGICA: CONTRA O LIXO NAS RUAS.
Muitas escolas participaram, levando faixas, cartazes e uma importante mensagem de preservação. A caminhada percorreu as ruas da cidade com seus mais de 350 participantes e contagiando outros que aderiram a caminhada e foram com a ASEC até o Espaço Verde Armando Sousa Neto, onde várias atividades foram realizadas e a interação com a natureza foi garantida. Estiveram presentes as seguintes escolas:

Escola da Vida - Corpo de Bombeiros Militar de Santa Izabel do Pará.
CEGB - Centro Educacional Giovanni Brocardo;
CERM - Centro Educacional Rita Maia;
Colégio Conexão;
CAIC - Colégio Estadual Irmã Albertina Leitão;
CEAL - Colégio Estadual Antônio Lemos;
Escola Municipal Doracy Leal;
Escola Municipal Silvio Nascimento;
Colégio Nikei;
Escola Municipal Guilherme Mártires.


(Foto 01: Escola da Vida - Corpo de Bombeiros Militar de Santa Izabel do Pará)



(Foto 02: Centro Educacional Giovanni Brocardo)



(Foto 03: Colégio Conexão)


(Foto 04: Escola Municipal Doracy Leal)



(Foto 05: Escola Municipal Silvio Nascimento)


(Foto 06: Escola Nikei)


(Foto 07: Centro Educacional Rita Maia)



(Foto 08: Escola Estadual Irmã Albertina Leitão - CAIC)



(Foto 09: Colégio Estadual Antônio Lemos)


(Foto 10: Escola Municipal Guilherme Mártires)

Foi percorrido cerca de um quilômetro pelas principais ruas da cidade até o Espaço Verde Armando Sousa Neto no bairro Novo Horizonte. A Caminhada foi animada pelos palhaços PINGO e BUNITEZA que conscientizaram os participantes da importância da Coleta Seletiva, da Reciclagem e de não jogar lixo nas ruas. Outro célebre participante foi o comunicador GASOLINA que levou sua cargueira para a caminhada e fez história com sua propaganda ecológica.


(Foto 11: Mais de 350 pessoas participaram da Caminhada)



(Foto 12: Palhaços PINGO e BUNITEZA animando os participantes)


(Foto 13: Comunicador GASOLINA com sua cargueira propaganda)


(Foto 14: Os estudantes prepararam suas faixas e cartazes para a caminhada)

Ao chegar no Espaço Verde Armando Sousa Neto os participantes recarregaram suas energias com água, suco e sanduiche e se prepararam para um bate-papo com os palestrantes Glauber Júlio do Nucleo Hetaerina CiênciArtEducação e Geisi Korrêa do Centro Educacional Rita Maia.
A Professora Geisi Korrêa explanou sobre os impactos ambientais causados pelos lixos lançados indiscriminadamente nas ruas e como isso afeta nossas vidas no dia-a-dia e, principalmente, o que fazer para contribuir com a limpeza e saúde através da coleta seletiva e como nossas simples ações de não jogar lixo nas ruas podem deixar nossa cidade mais limpa e saudável. Os alunos da professora Geisi Korrêa fizeram uma apresentação sobre a classificação dos lixos, coleta seletiva e ações de limpeza e higiene.


(Foto 15: Chegada no Espaço Verde Armando Sousa Neto)


(Foto 16: Alunos da Professora Geisi Korrêa explanando sobre os tipos de lixo)

O biólogo Glauber Júlio fez uma palestra sobre como fazer reciclagem e demonstrou na prática como fazê-la. Apresentou alguns equipamentos que ele mesmo confeccionou para serem utilizados na escalada em árvores para coleta de sementes florestais. Os participantes aprenderam como utilizar melhor os resíduos plásticos de suas residências e como estes podem ser uteis no dia-a-dia, com um pouco de criatividade e consciência ambiental podem ser fabricados utensílios ecologicamente corretos e extremamente úteis para o lar.


(Foto 17: Galuber Júlio demonstrando prática de reciclagem)

Após este bate-papo Glauber Júlio demonstrou como e porquê fazer escalada em árvores. A importância que o estudo da copa das árvores tem para a biologia e para o avanço científico. Os participantes tiveram a oportunidade de visualizar os equipamentos necessários na escalada e os equipamentos confeccionados pelo próprio Glauber como ajuda na escalada.


(Foto 18: Glauber Júlio escalando uma árvores para coleta de sementes)

Após as atividades foi servido um lanche coletivo para os participantes. Os alunos saíram do Espaço Verde Armando Sousa Neto com uma nova consciência sobre o que é educação ambiental e como suas ações podem contribuir para saúde, limpeza e preservação ambiental. O Espaço Verde é um oasis em meio ao desmatamento na cidade, trata-se de um horto florestal urbano e será preservado para a comunidade e para todas as ações ambientais no município. O Espaço Verde está aberto para instituições de pesquisa na área ambiental, para ações de preservação ou simplesmente para aqueles que querem um bom lugar para visitar e passar boas horas de tranquilidade e meditação ao lado de belas árvores e muito verde.


(Foto 19: Lanche coletivo)

Desta atividade fica a certeza que ainda temos muito a fazer em prol do meio ambiente e que nossas ações, embora pareçam pequenas ante o desmatamento que ocorre na Amazônia, vai trazer bons frutos para as próximas gerações. A partir daqui forma-se uma cadeia crescente de preservação que deverá contagiar a muitos outros, e outros, e outros. Faça você também parte desta imensa rede de preservação e agarre conosco essa causa ambiental, ajude a preservar a Amazônia. Saiba como participar entrando em contato com a Associação Semeadores do Caminho. Participe de nossas Ações Verdes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário