sexta-feira, 26 de junho de 2009

Informações ASEC



ASSOCIAÇÃO SEMEADORES DO CAMINHO


Quem Somos

Uma organizaçao não governamental de cunho educacional. Fundada em 2005 começou suas atividades de forma ainda tímida, porém, com bastante eficácia. Sempre priorizando a educação. Desenvolveu no seu início ações com crianças, jovens e adolescentes em situação de risco no bairro Novo Horizonte na cidade de Santa Izabel do Pará, localizada a 39km da capital, Belém. Essas ações conjugavam teatro, música, dança aliada ao ensino de principios cristãos para cerca de 300 crianças do bairro. O grupo de teatro da ASEC levou as crianças e a comunidade entretenimento e conscientização de vida, apresentando peças com temas importantes para a formação social, política e ética dos espectadores.

(Foto 01: Equipe de Projetos Ambientais ASEC)

Politica de Preservação.


A Amazônia é o patrimônio nacional mais valioso que possuimos. Porém há muito deixou de ser a "floresta que salva" para ser a "floresta que precisa ser salva". Ao longo das décadas a fauna e flora amazônica passaram a ser fonte de sustento de comunidades inteiras no meio rural. Este processo não passou incólume à necessidade de desmatamento e degradação da floresta em nome do progresso e, em alguns casos, da subsistência. Acreditamos que muito pode ser feito em favor do meio ambiente a nossa volta, desde pequenas ações a grandes investiduras. O importante é que as mãos devem ser dadas e a ciranda de preservação deve ecoar em um som tão alto capaz de unir outras forças, partindo do coração da floresta aos enormes muros do intocável progresso, em nome de uma sociedade mais justa e igualitária.

Ações Desenvolvidas
A Política de Preservação para aplicação do Projeto Ecológico passa por três etapas complementares entre si. Segue uma descrição das etapas.
Planejamento Estratégico do Bairro: Será o primeiro passo rumo a implantação do Projeto Ecológico. Ações básicas de saneamento, nutrição, apoio às lideranças da comunidade - levando a ações integradas e parceiras, assessoria na busca de melhorias para o bairro junto à prefeitura local e empresários.

Educação Ambiental: Toda a comunidade já participa ativamente no processo de reeducação ambiental, uma vez que tudo aquilo que é aprendido nas escolas não possui, aparentemente para os moradores, aplicação prática no bairro. Este processo, contínuo, está sendo introduzido paulatinamente na consciência local, a princípio com palestras, ações diretas de preservação e, literalmente, dando o exemplo de como se deve interagir com o meio ambiente. Posteriormente, serão formalizados treinamentos técnicos onde os moradores conhecerão formas mais adequadas de plantio, cultivo de hortaliças, identificação de espécies, interação com o meio ambiente entre outros. Este processo tende a garantir uma maior consciência ecológica e os próprio moradores poderão passar a buscar melhorias de saneamento e da alimentação de suas famílias.

Gestão Comunitária Participativa: As associações comunitárias estavam um tanto esquecidas pelos moradores. Isto se dava por conta dos lentos processos burocráticos que impediam qualquer ação efetiva por parte dos seus líderes. O apoio dado pela ASEC forneceu um fôlego extra para que a associação do bairro pudesse continuar com seu trabalho de assistência às famílias mais carentes. Atualmente a associação do bairro encontra-se legalmente instituída e desenvolve ações conjuntas com a ASEC.

Projeto Ecológico para o bairro Novo Horizonte
O Projeto Ecológico recebe o mesmo nome do Espaço Verde, em homenagem a um dos maiores colaboradores da ASEC e apaixonado por causas sociais o sr. Armando Souza Neto. A temática Ecologia abrange hoje muitas discussões a cerca de como manter o nosso sistema preservado mesmo em face da necessidade de exploração dos seus recursos para uso humano. Dentro desta perspectiva buscamos a interação com o meio ambiente e as comunidades periféricas, uma vez que estas são as que estão mais próximas daquilo que conhecemos como meio ambiente natural. Estas pessoas moram sob a proteção de arvores centenárias, utilizam-se dos recursos oferecidos pela floresta e, inconscientemente, os preservam. Ocorre uma espécie de simbiose destes atores sociais e a mata nativa protegida pela ASEC.

Outros Projetos
A ASEC desenvolve projetos de cinema, teatro e dança. Conheça nossos projetos: www.semeadores.org/projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário